FMC desenvolve Ação de Saúde no CIEP Wilson Batista

A Faculdade de Medicina de Campos iniciou nesta segunda-feira (14), o projeto de Curricularização da Extensão, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do município de Campos dos Goytacazes, que levará os estudantes do Curso de Graduação em Medicina para ações práticas nas escolas municipais. A primeira atividade foi no CIEP Wilson Batista, localizado em Guarus e envolveu os Componentes Curriculares de Pediatria e Oftalmologia. Na ocasião, estiveram presentes, o Diretor-Geral da FMC, Professor Edilbert Pellegrini, a Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello e Ludmila Matta, Diretora de Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Educação (SEDUCT).
Sob a coordenação dos professores responsáveis pelos Componentes Curriculares participantes, Professora Eliane Cristina Casimiro Alves Dias (Pediatria) e Ricardo Guerra Peixe (Oftalmologia), os estudantes do 7º e 8º períodos fizeram atendimento aos alunos do CIEP, sendo que a oftalmologia investigou a acuidade visual, com a realização de testes para identificar possíveis deficiências na visão das crianças. Pela Pediatria foram feitas avaliações de parâmetros de crescimento – peso e altura, índice de massa corporal, pressão arterial, saúde bucal e avaliação nutricional, além da conferência das carteiras de vacinação. Os casos em que problemas de saúde foram identificados, as crianças receberam encaminhamento para buscar atendimento médico específico para cada área.

Para a Diretora de Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Educação, Ludmila Matta essa parceria da FMC com a SEDUCT é fruto do trabalho de estreitamento da relação da Secretaria de Educação com as universidades. “Esse trabalho que se inicia é fundamental para o desenvolvimento de ações que colaborem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade campista.”
Esse trabalho visa dar oportunidade para que os estudantes do Curso de Graduação em Medicina, possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Os benefícios não serão apenas para os estudantes, mas para as crianças, para a escola, e para a sociedade como um todo, pois com a identificação precoce dos problemas e vulnerabilidades que podem ser tratadas, podemos oferecer benefícios para o aprendizado das crianças, melhorando o rendimento escolar e sua qualidade de vida”, informou o Diretor Geral da FMC, Professor Edilbert Pellegrini.

A Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), destacou a importância do projeto em parceria com a FMC, “Essa parceria vai assegurar que possamos garantir, por meio da promoção da saúde, a melhoria no aprendizado dos alunos”.

Professora Odila Mansur, Coordenadora de Extensão da FMC afirmou que esse projeto é uma materialização do compromisso da Faculdade com a responsabilidade social, levando educação e saúde para a comunidade. “Muitas crianças serão beneficiadas com ações preventivas em relação ao seu crescimento e desenvolvimento. Desejamos crianças mais saudáveis e felizes”, disse Odila. Vale ressaltar que a Faculdade de Medicina de Campos conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Selo de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).