As atividades de Extensão fortalecem a relação instituição-sociedade, quando acontece o desenvolvimento de ações que possibilitam contribuições aos cidadãos. A extensão proporciona um saber diferenciado, focado para a sociedade que ganha porque ocorre melhoria na qualidade de vida. O ensino rompe as barreiras da sala de aula e sai do ambiente fechado da Instituição, para que haja a troca de informações provenientes do ambiente primordial. Assim, o conteúdo passa a ser multi/inter/transdisciplinar.

As atividades de extensão da Faculdade de Medicina de Campos integram o processo de formação dos estudantes, possibilitando a integralização de carga horária na matriz curricular do Curso de Graduação em Medicina, em conformidade com a Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014, e do Curso de Graduação em Farmácia, em conformidade com a Resolução n° 6, de 19 de outubro de 2017, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina e em Farmácia, proporcionando o enriquecimento acadêmico, cultural e científico, necessários à constituição de competências e habilidades requeridas para sua formação profissional.

As Diretrizes de Extensão preconizam que as ações de extensão são desenvolvidas por meio de:
Programa: Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos e apoio tecnológico), integrando preferencialmente as ações de extensão, pesquisa e ensino, de ação continuada, de caráter orgânico institucional, voltados a um objetivo comum.
Projeto: Ações processuais e específicas, com duração determinada, de caráter educativo, social, cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico, com objetivo específico, que propiciem a relação teoria/prática e envolvam servidores, discentes, e a comunidade.

Curso de Curta Duração: Ações processuais e específicas, com duração determinada, de caráter educativo, social, cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico, com objetivo específico, que propiciem a relação teoria/prática e envolvam servidores, discentes, e a comunidade (Até 8 horas de duração. Ex.: palestra, cursos, eventos de 1 dia, etc.).

A ponte entre a universidade e a sociedade é mediada por meio da extensão universitária, é por meio desta que a universidade tem concretizado sua relação com a sociedade e mostrado suas pesquisas e suas ações de ensino. A universidade, enquanto instituição pública, passou a ser discutida, através da sociedade civil e de segmentos universitários, cobrando dela o compromisso com setores menos favorecido da população. A extensão é, então, resgatada como um meio através do qual a universidade vai cumprir sua função social.

Enquanto instituição socialmente responsável, a FMC recebeu em 2019 o selo de reconhecimento, conferido pela ABMES. Resumidamente, hoje, desenvolvemos 08 projetos de extensão, de 01 ano de duração cada, envolvendo 04 estudantes em cada um destes, que são:

1 – VOZES E SONS NO SUS.
2 – TERAPIA TRÍPLICE E ANTIDIABÉTICOS ORAIS – EM BUSCA PRECOCE DO CONTROLE.
3 – IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE RISCOS PARA AUTISMO- HPC.
4- DEMÊNCIA POR CORPÚSCULOS DE LEWY: AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA E APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS EM UMA SÉRIE DE CASOS DO RIO DE JANEIRO/BRASIL.
5 – CURSO PARA GESTANTES: cuidados mãe e filho.
6 – CONTROLE DO TABAGISMO – CSEC.
7- ANÁLISE E IMPACTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TRANSMISSÃO ZOONÓTICA DA ESPOROTRICOSE EM HUMANOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES.
8 – AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DA RAÇA NEGRA NOS PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO DIALÍTICO.

Eventos recentes

Contato

Coordenadora de Extensão:
Profa. Odila Mansur
odila.mansur@fmc.br

Secretárias:
Cristina Alves dos Santos e Fernanda Gama de Almeida Torres

Tel.: Coordenação de Extensão:
(22) 2101-2948
coordenacaoextensao@fmc.br